Maluquices

Minha foto
Campo Grande, MS, Brazil
Bailarina, educadora, artista... Criadora do Maluquices Artes, onde o que os meus olhos veem ha arte. Diário da minha vida...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia D

   Quando mentir for preciso poder falar a verdade. Sabe aquelas frases clássicas de boa educação, quando lhe perguntam “tudo bem?” e você responde “sim, obrigada” , quando na verdade quer dizer “não ,minha vida é uma droga”.
Acorda com a cara inchada, chorei, o cabelo horrível, uma dor de cabeça infernal, atrasada, não acho nada, esbarro na cadeira, machuco o pé, não consigo comer... E chego num lugar e digo “bom dia” a todos, ironia, só a manhã já foi péssima, mas sou educada. Almoço, a pia cheia de louça, lavar, a comida sobre o fogão estragou, cozinhar, atrasada novamente não tenho tempo pra comer, sair correndo, tropeço na escada quebro o salto, volto troco o sapato e vou desesperada, o alarme dispara, que loucura, a cada esquina um sinal fechado, blitz educativa, estacionamento lotado, ufa cheguei “boa tarde” um sorriso simpático. Expediente acabou hora de ir pra casa, chuva, esqueci o guarda-chuva, corro para o carro um carro me fechou tenho que esperar trânsito louco todos querem correr, fórmula 1, um entra na minha frente do nada, um motoqueiro leva meu retrovisor, idiota, o pneu fura...
Até que enfim cheguei, o vizinho todo alegre diz “boa noite, como vai?” Disfarço e o respondo educadamente “boa noite tudo bem e o senhor”.
“Se a boa educação não regesse o mundo não me preocuparia com o que digo, quando me desejassem bom dia sem responderia “só se for o seu porque o meu não ta nada bom” ao invés de boa tarde “espero que melhore ate agora só me ferrei” e ao anoitecer “com sorte durmo bem”.
Não devo mentir, pois é um conceito ético, mas se disser a verdade serei mal-educada. Educação, ética, bom senso, na vida há tantas regras a seguir, que acabo sendo falsa ao dizer as palavras mágicas e cumprimentar quem fala comigo, coisas básicas de respeito.
Se um dia me encontrar e eu lhe responder com ignorância é que esqueci a educação em algum lugar e resolvi escolher a sinceridade, porém saberei lhe pedir perdão e seguir o caminho, tem dias que cansa seguir regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário